21 de mar. de 2011

Robôs da FESTO são inspirados em animais!



Neste vídeo, a empresa alemã FESTO demonstra uma espécie de medusas artificial, a AirJelly, que flutua através do ar, com direção de propulsão peristáltico. Oito tentáculos movidos por um acionamento elétrico impulsionam o corpo cheio de hélio da geléia gigante.
Os designers responsáveis pelo projeto explicam que procuraram inspiração em uma água-viva, que com 99% de água em sua composição o protótipo se matem com gás hélio.
O design dos tentáculos do AirJelly foi derivada da anatomia funcional da nadadeira de um peixe. Com estrutura geométrica cada tentáculo se dobra na direção da força aplicada para produzir movimento peristáltico – uma onda de contração precedida por uma onda de relaxamento se propaga em uma onda para baixo do tentáculo, impulsionando a AirJelly frente.


Veja outro vídeo com projeto dos engenheiros da FESTO inspirado agora em uma tromba de elefante.O movimento AirJelly é controlado por um pêndulo de 55 centímetros posicionado na parte superior da água-viva. Ao agitar o pêndulo em movimento nas direções X e ou Y, do centro da água-viva é forçado o deslocamento da AirJelly.

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Top Vídeo