21 de mar de 2011

Projeção 3d multi-viewpoint – Estamos finalmente chegando perto do holograma?

Olha que pesquisa maneira: Os caras da Universidade de Osaka criaram um arranjo de três projetores miniaturizados que conseguem produzir uma imagem em três dimensões suspensa no ar, usando como “tela” o vapor de um aparelho humidificador comum desses que vendem no mercado.


O sistema funciona porque cada um dos três projetores ao redor do tupo de vapor d´água responde pela criação de um pedaço da imagem. Mas como o vapor desce uniformemente de forma cilíndrica, ao nos mover ao redor do tubo que emite o vapor temos a impressão de que a imagem projetada é inteiriça. Saca só:
Segundo os pesquisadores, que tiveram a ideia do projeto ao ver uma projeção “holografica” usando o vapor emitido como uma tela 2D e com um único projetor num parque de diversões, será possível produzir uma imagem 360 graus apenas aumentando o numero de projetores. Eles estão pesquisando formas de tornar o vapor mais estável para obter uma projeção de melhor qualidade.

Eu penso que este tipo de pesquisa é bastante interessante e se aproxima muito do conceito de holograma que os filmes de ficção científica nos fizeram acreditar que um dia seriam possíveis. Efetivamente, isso não é um holograma, mas visualmente é algo bem próximo, que poderá ter utilidade não apenas em efeitos visuais como potenciais aplicações científicas e uso em museus.
Olhando essa coisa me veio a mente que seria uma forma muito legal de produzir um viral de fantasma.

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Top Vídeo